PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
A LEITURA NA ERA DIGITAL:
Blog: Por uma linguagem comunicativa na segunda fase do ensino fundamental
AUTORA: ELAINE CRISTINA DA SILVEIRA
PROFESSORA FORMADORA: ESTHER LOBO DE FARIAS
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Núcleo de Tecnologia Municipal - João Pessoa
João Pessoa – PB
2010
1. PROBLEMATIZAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
Esse trabalho faz-se necessário, uma vez que busca incentivar a leitura como objeto comunicativo, proporcionando aos alunos uma nova prática de linguagem. Ao mesmo tempo que contribui para a formação de um leitor ativo, em que utiliza a atividade de leitura não mais como uma recepção passsiva , mas com uma atitude ativa, utilizando seu conhecimento linguístico, textual, e principalmente seu conhecimento de mundo no processso comunicativo da linguagem.
3. OBJETIVOS
3.1Objetivo Geral
Incentivar o ato da leitura e escrita como atividade comunicativa através de blogs.
3.2. Objetivos Específicos
Produzir um blog para cada aluno;
Incentivar a produção textual;
Escrever com a finalidade de interagir com o outro;
Estimular a leitura de outros blogs;
Escrever comentários nos blogs lidos.
4. AÇÕES A SEREM REALIZADAS
A primeira etapa buscará detectar como se dá a relação entre aluno e tecnologia digital, para tanto,será necessário colocá-lo em contato com o computador. A etapa seguinte, será levar o aluno a conhecer alguns blogs e discutir sobre o assunto. Em seguida, partirá para a construção do blog , logo após dar-se-á início às produções textuais.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS
Para a realização desse projeto será necessário computadores conectados na internet.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á de forma contínua, observando a evolução da aluno em suas produções
7. REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário